No início, quando recebemos as orientações para elaborar questões relativos a assuntos de nosso interesse estava tudo "tranquilo", até que, na aula presencial nos apresentaram o primeiro desafio: formar grupos, mas não por "afinidade" pessoal, mas por "questões de interesse" então, iniciamos a elaboração do PA, estávamos confusas em relação a esta proposta de trabalho. Mas com as discussões, orientações das tutoras houve uma melhora no entendimento da proposta o que contribuiu muito para a execução do mesmo. Realizar um trabalho de grupo à distância me proporcionou momentos de aprendizagens importantes, pois, não dominava o uso de algumas ferramentas que foram utilizadas para a interação e comunicação do grupo: O próprio pbwik, o MSN, o e-mail, o diário de bordo, os fóruns, o programa para a construção do mapa conceitual e com a ajuda das colegas e tutoras tive a possibilidade de ir em frente, superando este desafio. A colega Fabiana construiu o primeiro mapa conceitual, pois, ela dominava melhor esta ferramenta, mas eu e as demais colegas do grupo estavamos colaborando, dando algumas sugestões. Em outros momentos trocamos e-mails, conversamos sobre a necessidade de redirecionar o trabalho em função do fechamento da Cetrisa.
O tema escolhido pelo grupo, está sendo alvo de muitas preocupações, elaboração de projetos, campanhas de conscientização e é algo que faz parte do nosso cotidiano, da vida de todos nós e por isso foi, é e será sempre muito significativo.
No decorrer do projeto percebi a dificuldade em relação aos trabalho em grupo, que existem não apenas para trabalhos do curso, mas também, no nosso dia-a dia em nossas escolas, por isso, precisamos aprender a participar mais ativamente, manifestar as nossas opiniões, aceitar a opinião dos demais, quando necessário entrar em consenso, visando o melhor para o grupo, para a comunidade enfim, para a sociedade como um todo. Então, as aprendizagens a partir do PA, não servem apenas para esta etapa do curso, mas vai além, precisa fazer parte do nosso dia-a-dia em sala de aula, na escola, pois, precisamos trabalhar coletivamente para construir uma escola verdadeiramente democrática, onde a iniciativa, a participação, ocomprometimento, a interação, e a flexibilidade são aspectos relevantes.
Segundo o texto: projetos de aprendizagem como é? e como se faz? estamos aos poucos tomando consciência de nossos equivocos.\"Pesquisas, em psicologia genética, sobre o desenvolvimento da inteligência e sobre o processo de aprendizagem, evidenciam que pode haver ensino sem haver aprendizagem; que aprendizagem se confunde com desenvolvimento; e desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito, que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se.\"
Em construção
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário