terça-feira, 17 de novembro de 2009

Idéias Importantes Para o Desenvolvimento de Um Plano de Aula

Esta é parte de uma postagem minha no fórum de Linguagem E Educação. Este fórum para mim esta sendo algo bastante significativo, tendo em vista a minha preocupação com temática abordada e a necessidade de um entendimento maior a esse respeito.

\"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino\".
( Paulo Freire )

Algumas ideias dos textos trabalhados que considero importantes para o desenvolvimento de um plano de aula. Segundo Magda Soares, \"na sala de aula, na hora de a criança se alfabetizar, acontece tudo junto, todos esses aspectos estão presentes, simultaneamente.\" Penso que no momento em que estamos elaborando nosso planejamento, precisamos levar em conta \"a maneira como a criança aprende\", que segundo Piaget ocorre através de um processo de construção. Neste processo o professor deve valorizar ou promover atividades onde a oralidade, a leitura e a escrita sejam construídas simultâneamente. Outro aspecto que busco considerar é dar significado ao que está sendo trabalhado, realizando atividades a partir de alguma vivência, imagem, filme ou situação que possa motivar, despertar o interesse das crianças. Neste sentido quero ressaltar que estou aprendendo e melhorando a minha prática a partir do trabalho com projetos e tantas outras aprendizagens que estamos tendo nas várias interdisciplinas. Avaliando os meus planejamentos, percebo a necessidade de aperfeiçoá-los em muitos aspectos, sei que tenho muito a aprender e penso que estou trilhando o caminho mais coerente e buscando trabalhar a cada dia melhor.

ABAIXO OUTRA CITAÇÃO PERTINENTE:


\"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas\".

( Jean Piage
t )


[Clique aqui para responder esta mensagem]

Um comentário:

celilutz1 disse...

É muito bom dar-se conta do nosso crescimento, Márcia.
Que possas continuar desenvolvendo a prática de identificar e aplicar as aprendizagens realizadas nas diferentes interdisciplinas.
Grande abraço.
Celi