Sempre considerei o processo de alfabetização e letramento um grande desafio, onde o professor precisa estar aberto a acolher a pluralidade de discursos acerca dos vários métodos existentes, aproveitando o que cada um tem de melhor e fazendo uso deles conforme a necessidade e lendo o texto, "Não Há Como Alfabetizar Sem "Métodos" de Yole Trindade, pude confirmar estas minhas crenças.
"Não há como alfabetizar e letrar (não importa a ordem!), na escola, sem o uso de múltiplos métodos que contemplem os processos de ensino e de aprendizagem, isto é, de aquisição (codificação e decodificação) e usos da língua escrita."
E, também considero a importância do professor estar constantemente avaliando os efeitos da sua prática como sugere Yole Trindade.
Simone para responder a sua provocação: "a proposta de utilizar múltiplos métodos de alfabetização é válida também para a proposta de utilizar múltiplas propostas teóricas ao mesmo tempo para pensá-la?".
Respondendo este questionamento escrevi o seguinte;
Penso que é necessário o conhecimento destas multiplas propostas teóricas para que possamos melhorar a nossa prática e necessário também levar em conta o que vai dar bons resultados, ou seja, promover interações, intervenções e construção de aprendizagens e então, nos guiaremos por determinadas teorias, não serão todas que nos ajudarão no processo de ensino aprendizagem, mas o conhecimento nos levará a perceber isto. Abraços. é isso??
2 de março de 2010 14:32
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Márcia!! Aproveitando que tua postagem está em construção, vou fazer uma provocação: a proposta de utilizar múltiplos métodos de alfabetização é válida também para a proposta de utilizar múltiplas propostas teóricas ao mesmo tempo para pensá-la? Abração!
Olá Simoni, muitos dias se passaram depois que fizeste este comentário. Mas penso que ainda está em tempo de respondê-la. Penso que é necessário o conhecimento destas multiplas propostas teóricas para que possamos melhorar a nossa prática e necessário também levar em conta o que vai dar bons resultados, ou seja, promover interações, intervenções e construção de aprendizagens e então, nos guiaremos por determinadas teorias, não serão todas que nos ajudarão no processo de ensino aprendizagem, mas o conhecimento nos levará a perceber isto. Abraços. é isso??
Postar um comentário