terça-feira, 28 de setembro de 2010

Revendo aprendizagens importantes

Revendo as postagens do segundo semestre de 2007, me encantei novamente pelas abordagens e vivências proporcionadas pelas interdisciplinas que se desenvolveram naquele período, que foram marcantes e contribuíram para algumas mudanças em relação a minha vida profissional e pessoal. Posso destacar, a nossa visita a Bienal em Porto Alegre,a proposta triangular de Mae Barbosa, na qual aprendi esta interessante e significativa forma de "olhar" o mundo que nos cerca, proporcionar aos alunos criarem formas de auto-expressão que mostrem leituras e formas de relacionar suas vivências interligando o presente com o passado e futuro. Também as atividades realizadas nas aulas de teatro, promovendo a descontração, desinibição e a expressão corporal.Necessitamos de um ambiente no qual a experiência se realize, uma pessoa livre para experienciar e uma atividade que faça a espontaneidade acontecer. Relato no portfólio em 2007". Então, precisamos aproveitar as aprendizagens e jogar, brincar e dramatizar com nossos alunos para que as aprendizagens sejam mais lúdicas e tornem-se interessantes e significativas..." Penso que esta afirmação é valida para nossa vida pessoal também.
Tivemos aprendizagens valiosas acerca da ludicidade na educação, segundo Piaget “para a criança seu trabalho é o brinquedo”. Jamais esquecemos pessoas (professores), que nos ensinam de maneira divertida, isso desperta o nosso interesse e nos envolve inteiramente no que está sendo desenvolvido, aguçando a nossa curiosidade. Segundo Tânia Fortuna, "o 'brincar” nos conecta ao mundo de maneira colorida e muito divertida. É como encontrar-se consigo mesmo e com o mundo, nos fazendo sentir-se sujeitos e ajudando no desenvolvimento pleno do ser humano Por isso, a atividade lúdica é experiência tão significativa. É através do lúdico que se aprende com prazer, com alegria e por isso, nos leva a querer fazer cada vez mais descobertas." Concordo com a afirmação, pois a aprendizagem de maneira lúdica
desperta o interesse, o prazer em aprender e promove uma grande interação, a cooperação, o respeito as regras e aos colegas.
Aprendemos a analisar de maneira mais crítica as músicas que ouvimos na mídia, que na verdade, querem "vender" e não se preocupam com as questões relacionadas a cultura e a influência que exercem sobre as pessoas. Nesta perspectiva, percebi que precisamos ter cuidado, analisar e selecionar de modo geral tudo o que nos é oferecido e também oferecemos aos nossos alunos em relação ao que definimos como cultura, como a música, a literatura, as produções cinematográficas, teatrais, pois só assim iremos contribuir para uma sociedade mais justa onde todos tenham consciência crítica e participem ativamente. Considero esta reflexão e analise importantes e no meu ponto de vista interdisciplinar.
Percebi o meu encanto em relação ao teatro, a música, a própria literatura, aos jogos e ao mesmo tempo uma certa frustração, por dois motivos: um é que eu tive estas experiências quando criança, o que lembro e gosto até hoje são a cantigas e músicas do folclore, o outro é que percebi que pouco se trabalhava estes aspectos relacionando com o desenvolvimento da aprendizagem. Felizmente, neste momento, após toda a trajetória do curso, percebo que já avançamos de maneira significativa nestas questões e existe na escola alguns projetos de teatro, de dança, trabalho específico de artes, projetos que buscam incentivar o gosto pela leitura, enfim, esta realidade aos poucos está melhorando. De vez em ouvimos críticas pelas tentativas de inovar, mas acredito que precisamos nos manter firmes, preparados e defender as nossas crenças para melhorar a qualidade do processo educativo.

http://peadportifolio156733.blogspot.com/2007/11/contribuies-dos-jogos-para-educao.html

http://peadportifolio156733.blogspot.com/2007/09/gostosuras.html

Nenhum comentário: