quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Revendo conceitos do primeiro semestre

Relendo as postagens do primeiro trimestre, percebo a importância de alguns conceitos trabalhados, que continuam contribuindo nas produções textuais que realizamos no decorrer de todo o curso e possuem uma influência significativa em todos os aspectos de nossa vida, que são os argumentos e as evidências que precisamos ter, ao propormos uma ideia, sugestão ou até mesmo quando não concordamos com algo ou decisão. Os argumentos são ideias e as evidências são os fatos, por isso estes dois conceitos se complementam. Precisamos ter bons argumentos e evidências para defender os nossos ideais, as nossas crenças e, assim, contribuir na escola, na família e na comunidade em que estamos inseridos. Então, posso concluir que as aprendizagens da interdisciplina de filosofia, nos ajudaram a melhorar as elaborações dos trabalhos reflexivos nos finais de semestre, ter mais coerência na defendesa dos nossos pontos de vista, sejam no âmbito familiar ou profissional.
Também uma reflexão que postei, intitulada gostosuras. Lembro que escrevi com alegria, prazer: Ler, ouvir ou contar histórias é momento para sorrir, se divertir, aguçar a curiosidade, ter novas idéias, levantar soluções para conflitos e problemas.Eis, agora o grande desafio: despertar nas crianças o gosto
pelo mundo da leitura.
As aprendizagens deste semestre foram marcantes, passei a dar mais espaço e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, através do momento de leitura, da contação de histórias, da organização de um ambiente interessante e motivador. Sabemos que as estatísticas sobre leitura e escrita ou alfabetização no nosso país não são muito boas. Mas como aprendemos no curso, precisamos pensar que a educação no Brasil é recente e a democratização da educação ainda mais, recente, pois só inicia partir do século passado.
Penso que a leitura nos dá uma nova perspectiva de vida, amplia a nossa compreensão de mundo, torna-se significativa e nós professores precisamos pensar novas metodologias que estimulem esta prática e de possibilidades de acesso ao aluno ao mundo da escrita.

http://peadportifolio156733.blogspot.com/2007/11/contribuies-dos-jogos-para-educao.html

Nenhum comentário: