sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pensando sobre os planejamentos e reflexões semanais

Durante a observação e análise da elaboração dos trabalhos de estágio, planejamentos e reflexões semanais para a elaboração da síntese do portfólio versão 1, percebi as minhas limitações e dificuldades em relação às críticas sobre o trabalho realizado. Algumas instituições possuem um discurso de gestão democrática, mas ainda não conseguem aceitar concepções ou posturas diferentes das suas e então, tentam inibi-las através de críticas bastante destrutivas e se não estamos seguras e preparadas as aceitamos e damos créditos ao autoritarismo em nossas escolas, que aliás penso ser um espaço para aprender a vivenciar a democracia. Percebi durante os planejamentos que iniciei o estágio bastante motivada, no entanto, ouvi algumas críticas e me mantive firme, até o momento em que fui duramente criticada e me abalei a ponto de prejudicar os meus trabalhos. No entanto, pude contar com o apoio das professoras e colegas me ajudaram a perceber que eu posso sim ter um ponto de vista diferente, somos pessoas diferentes e não somos donos da verdade. Aprendemos uns com os outros, todos nós temos muito a aprender e não podemos nos fechar, mas estar abertos ao novo e ao diferente, respeitar, aceitar e aprender com elas.
A professora Maria Elly deixou o seguinte comentário no pbwork e me fez repensar a minha postura diante das críticas, precisamos estar seguras, acreditar e nos posicionar diante das críticas, buscar sempre o diálogo e tentar resolver as situações no momento em que elas aparecem:

"Penso ser importante estabelecer este diálogo com os gestores para que possamos fortalecer uma rede para pensarmos as nossas experiências com qualidade, argumentando que temos responsabilidade frente aos grupos. A desconstruçao de verdades cristalizadas é uma tarefa difícil, mas possivel quando buscamos apoio explicitando nossos temores, dificuldades e possibilidades. Vai em frente"Abraço. Maria Elly

Nenhum comentário: