quinta-feira, 1 de julho de 2010

Teoria e prática

Pensando nas inovações necessárias para que os nossos alunos tenham possibilidades de construção de aprendizagens significativas e também numa nova perspectiva de avaliação, muitas vezes nos deparamos com a inflexibilidade de alguns profissionais da educação, que ainda querem que trabalhemos repassemos conteúdos e não admitem uma concepção pedagógica ou pontos de vistas,diferente do seu. Precisamos avançar muito nesta perspectiva, e ir aos poucos sugerindo atividades novas, estar seguras de que as aprendizagens que tivemos, são bases seguras que irão nortear a nossa prática, não como a única verdade, mas como uma escolha que ofereça possibilidades de conhecer o aluno, a realidade, as necessidades e expectativas para assim nos aproximarmos mais de nossos alunos, pois infelizmente, nós professores, ainda estamos um pouco distantes disto. É algo desafiador, mas possível para quem estiver comprometido com o processo educativo. Então, penso que devemos ir com calma, manter uma postura de alguém que acredita na possibilidade de mudar, inovar e promover a aprendizagem.

Nenhum comentário: