Pensar a aprendizagem como processo de construção promovida através das interações dos alunos, professores entre si e com o meio, nos leva a pensar, repensar a avaliação diante desta proposta, também como um processo continuo e permanente. Permeia o processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade de diagnosticar o estágio de desenvolvimento de nosso aluno e o desempenho de suas habilidades e competências. Também nos faz perceber, diagnosticar as dificuldades dos nossos alunos e repensar a nossa prática, o nosso planejamento, no sentido de melhorá-la, buscar novas estratégias, metodologias que irão promover a aprendizagem e ajudar o nosso aluno a superar dificuldades
Esta avaliação continua e permanente, não servirá apenas para apontar dificuldades, mas também para nos ajudar a intervir de maneira coerente no processo de ensino-aprendizagem, fazer os encaminhamentos necessários para promover o desenvolvimento do aluno, valorizando as diferenças, individualidades e aprendizagens de cada um. É um grande desafio para nós avaliar nesta perspectiva de processo, mas com certeza a melhor opção para promover a educação e o crescimento dos educandos. Precisamos parar e perceber o potencial dos nossos alunos e dar possibilidades para que eles também percebam e sintam confiança em si mesmos para ir em busca das respostas para os seus questionamentos.
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