quarta-feira, 10 de setembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA X GESTÃO PATRIMONIALISTA

Pelo que entendi, os indicadores da gestão democrática são incompatíveis com os indicadores da gestão patrimonialista, justamente, pelos princípios que regem a gestão democrática que é de participação de toda a comunidade escolar na tomada de decisões que dizem respeito às dimensões administrativas, financeiras e pedagógicas da unidade escolar.
Segundo a análise de Benno Sander, a gestão democrática tem como base enfoque sociológico indica a primazia do critério político da efetividade, objetivando respostas às demandas e necessidades do cidadão. Este enfoque leva em consideração o contexto social, político e econômico onde é exercida a atividade administrativa. Sander acrescenta que seus estudos apontam, para além dos quatro enfoques salientados, a consolidação de um outro enfoque, o cultural.
Então, estes enfoques que a gestão democrática considera relevantes para a melhoria da educação se contrapõe a todos os indicadores da gestão patrimonial que tem como base à ênfase organizacional e tecnicista, bem como ao reducionismo normativista da busca da eficiência pela racionalização de processos.

Nenhum comentário: