A atividade de produção do Jornal da Escola, foi pensada, discutida com os alunos da turma da quarta série e no momento em que já tinhamos estabelecido os objetivos, definido algumas estratégias e organizado os grupos então, conversei com a direção e os demais professores da escola para pedir a contribuição/colaboração de todos. Tendo em vista, que o jornal irá informar o que está acontecendo na escola, toda comunidade escolar considerou uma boa ideia. Os alunos estão muito responsáveis, empenhados na realização do que ficou a seu encargo. Cada grupo esta acessando o jornal nos computadores da escola e digitando, organizando a sua parte.
O jornal esta sendo produzido lentamente, mas penso que importante é o processo experimentado/vivenciado pelos alunos que os levou a buscar informações, a se desinibir, a se organizar, cooperar uns com os outros e elaborar questões entre outras. Ao longo deste trabalho também será costruído uma síntese onde cada grupo irá relatar como foi esta experiência, suas buscas, alegrias ou frustrações e até mesmo o sentimento de ver ao final o jornal da escola produzido cooperativamente.
O que me encorajou a dar andamento ao projeto foram as aprendizagens oportunizadas em particular nos trabalhos em grupos no PA. Penso que uma experiência desafiadora provoca em nós muitos sentimentos: insegurança por ser algo desconhecido, que não está pronto e precisa ser construído, responsabilidade diante do grupo, todos precisam fazer a sua parte para que o projeto tenha sucesso, solidariedade, pois é no grupo que buscamos apoio, incentivo e auto-confiança quando conseguimos fazer algo que pensavamos ser difícil.
Justifica-se trabalhar com arquiteturas pedagógicas,“pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente sócio-ecológico” (Kerckhove, 2003).
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário