segunda-feira, 12 de abril de 2010

Respeitando as individualidades superando as dificuldades:

Continuo pensando, observando e refletindo muito seriamente sobre cada passo do plenejamento e este deve ser pensado visando atender os interesses e necessidades dos alunos, levando em conta os conhecimentos prévios e a realidade.O conhecimento não pode ser transmitido, simplesmente repassado para os nossos alunos, pois segundo Piaget é algo construído através de interações significativas dos alunos entre si e com o meio. A partir das minhas observações estou percebendo com muita clareza os efeitos da prática de trabalhos em grupos, que promovem a interação e daquelas que em que isto não ocorre. No trabalho em grupo, como está sendo o do projeto da elaboração do jornal da escola, por exemplo, onde cada grupo está buscando informações, fazendo as entrevistas, digitando e colaborando ativamente neste trabalho é um processo lento, mas muito produtivo. Penso que precisamos parar de querer "passar tanto conteúdo" aos nossos alunos e respeitar as etapas de desenvolvimento de cada um.
"Com certeza o planejamento é o instrumento que comptempla o sonho, o sonho que se tranforma em ação concreta assim que vai sendo executado."
Do acaso à intenção em estudos Sociais
Maria Aparecida Bergamaschi

Nenhum comentário: