segunda-feira, 26 de abril de 2010

Temáticas que promovam a vivência da realidade:

Uma questão que me inquieta muito é se: "as vivências e aprendizagens construídas estão contribuindo na melhoria de vida de meus alunos, tornando-os mais responsáveis, auto-confiantes, solidários, críticos enfim, preparados para o exercício de sua cidadania. Durante este curso confirmei a importância de se trabalhar a família, situá-los no tempo e no espaço, como algo fundamental ao desenvolvimento do aluno e sua compreensão da realidade. E, por isso, estou buscando trabalhar a partir destas questões próximas e significativas para os meus alunos.
E, sei que tenho muito a aprender, a melhorar e a inovar. Mas quero ressaltar que, faço um grande esforço para atender as necessidades, a realidade e os interesses dos meus alunos. O trabalho não é perfeito, não tem resultado imediato, pois muitas vezes os alunos chegam até nós com lacunas, faltam noções básicas que trabalhadas adequadamente/satisfatoriamente, ou construídas em fases de desenvolvimento anteriores e então, falta a base. E, então, não adianta ficar lamentando, mas ao contrário promover atividades e vivências que ajudem os alunos superarem certas dificuldades e valorizar o crescimento de cada um.
Penso que aos poucos, lendo, corrigindo, reescrevendo, interagindo com os colegas, com a professora, que esta buscando intervir, problematizar as questões, buscar soluções, compreender a realidade, vou percebendo o crescimento de cada um, inclusive, o meu crescimento. A construção de aprendizagens é algo muito desafiador, exige mais reflexão e busca nos planejamentos, não para passar conhecimentos, mas para motivá-los a ir em busca de resposta para as questões levantadas sejam elas de interesse da turma ou não. E, enfim, não temos certeza de um resultado perfeito, mas de um processo que apesar de imperfeito, promove o crescimento e a autonomia dos nossos alunos e também o meu como ser humano e profissional.

Nenhum comentário: