terça-feira, 13 de novembro de 2007
MÚSICA E MÍDIA
Este trabalho me fez refletir pela primeira vez em toda a minha vida sobre os gostos musicais.
Sinceramente, eu procuro selecionar o tipo de música que escuto e mesmo assim, acabo escutando em casa de amigos, festas, às vezes até mesmo em casa muitas músicas que não contribuem em nada, não dizem nada de bom.
O que vai mudar na minha vida pessoal??
Acredito que mesmo nos momentos de diversão ou descontração precisamos ter um olhar mais crítico e buscar ouvir músicas que valorizem as relações humanas, que hoje são tratadas de forma tão "banal" e e até mesmo com um certo "desrespeito" pelos produtores musicais e infelizmente, são aceitos como atitudes ou comportamentos normais pelas pessoas, "ouvintes" e "consumidores".
Em relação ao trabalho da música em sala de aula coloquei um relato que coloquei no fórum.
Após ler o texto: \"porque ouvimos tanta porcaría????\"e lendo comentários das colegas do grupo, concordo com a colega MARIA DE LOURDES MORAES KESSLER disse, realmente precisamos ficar atentos ao tipo de música que nos é oferecido e ainda mais, pelo menos proporcionar momentos de reflexões com nossos alunos acerca das influências da mídia na produção de músicas visando apenas o \"lucro\" das vendas, (que mesmo tendo sucesso de pouco tempo, batem recordes de vendas,),sem levar em conta a influência da música através de suas mensagens boas ou não. Sabemos da influência dos gostos da família na vida das crianças, que desde a infância já são alvo de músicas: impróprias ou vulgares e sem nenhum elemento positivo a acrescentar as suas vidas ou para nossas vidas. Isso é lamentável. E precisamos fazer a nossa parte para que este problema seja pelo menos minimizado....Então gostaría de deixar um questionamento: >>QUE MÚSICAS PODERÍAM CONTRIBUIR, TRAZER ALGO POSITIVO PARA AS NOSSAS VIDAS E DE NOSSOS ALUNOS????
Ao meu ver esta questão de aceitar tudo o que nos é "oferecido" de modo geral em relação a cultura: música, literatura, produções cinematográficas, teatrais, sem refletir ou analisar, deve ser repensada, especialmente, por nós professores que temos interesse em contribuir para uma sociedade mais justa onde todos tenham consciência crítica e participem ativamente. Considero esta reflexão e analise importante e no meu ponto de vista interdisciplinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário