quarta-feira, 7 de novembro de 2007

BIENAL



href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWzl_Dcub6Wcf0lkBz56ypEpEQJN0HLMPjn24aDGuWYtuLZ20y1I3ztqqsenUuXJyZaNnia62fUNSBQRJ8nC-WfrBhVl_FYOJ7G4ExPms-X9qosarV9HuX4IBj_5wUcXGNbxcDItPMz3TX/s1600-h/gerais+setembro+360.jpg">



O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
(Fernando Pessoa).

Visitar a Bienal plea primeira vez foi: interessante. O mediador iniciou pelo núcleo 1- que num primeiro momento me deixou inquieta, decepcionada, pois, tinha uma expectativa muito diferente do que encontrei, imaginava, que na Bienal eu tería a oportunidade de ver obras de artes famosas, lindas, enfim, me deparei com uma obra de Adolfo Couve, outra do artísta Pablo, que ao meu ver eram sombrias, abstratas e em resposta, uma obra de uma artísta brasileira que é muito mais colorida e cheia de vida, que segundo, o mediador, tería sido influenciado pela sua experiência ou vivência na Amazônia. Mas refletindo sobre a proposta desta conversa pude perceber que para ler e se apropriar de uma obra de arte é preciso ir além do óbvio, usar a imaginação, pois, a beleza da arte está no simples, é a arte pela arte. E, dependendo da época pode retratar; a simplicidade, sentimentos, a realidade, a criatividade, revolta, a evolução técnológica. Então, entendi um aspecto importante em relação as obras de arte, pois, para mim, tudo devería ser perfeito e bonito, no entanto, não se faz obras de arte pela sua estética, mas para contribuir e construir reflexões e questionamentos a cerca dos vários aspectos a que me referi anteriormente.
Fiquei encantada com o núcleo 2, em especial, com a obra da artísta Magdalena Atria, chamada: "uma vez, cada vez, todas as vezes, que foi feita com massa de modelar, pois, o colorido da obra, na minha opinião a encheu de vida e como numa brincadeira me fez imaginar vários aspectos do mundo infantil, como por exemplo, a alegria das crianças ao realizar um trabalho de artes com massa de modelar...

Qual é a minha fonte de inspiração para trabalhar arte com meus alunos??
Concluo, então, que arte não é algo distante pois, é reflexão sobre a própria vida, e por isso, precisamos aproximá-la de nossos alunos para que encontrem significado e despertem o interesse e o gosto por ela. Mas para isso, nós professores"deveríamos" apreciar mais, especialmente, os recursos das leituras de imagens oportunizados pelas artes visuais e que oferecem elementos ricos para reflexões. Ainda,oprotunizar visitas à feiras, museus de arte, cinema, peças de teatro,enfim, atividades mais ludicas e interessantes e que podem ser trabalhadas de forma integrada, utilizando as várias formas de expressões que certamente enriqueceríam as aprendizagens, experiências de nos alunos e os levaríam a ser mais críticos e atuantes na sociedade. >Acredito que para nós professores "contagiarmos" nossos alunos, em primeiro lugar, devemos ter conhecimento e,em segundo lugar aprender a gostar daquilo que estamos fazendo.
Em contrução........................

Um comentário:

sheilahahn disse...

Oi, Márcia!A descrição dos seus aprendizados são a resposta para a sua pergunta:"Qual é a minha fonte de inspiração para trabalhar arte com meus alunos??". Um abraço, Sheila