sexta-feira, 26 de junho de 2009

Reflexão sobre a inclusão

Independente de ter ou não deficiência física, mental, visual ou auditiva a criança tem direito assegurado por lei de estar na escola. E, também os pais não tem opção de mandar ou não os seus filhos para a escola regular, no entanto, pode optar entre mandar ou não seu filho para o atendimento educacional especializado.
Também é importante ressaltar que as crianças com necessidades especiais tem o direito de interação com outras crianças e adultos e também de terem acesso a materiais que facilitem a construção do conhecimento, de aprender dentro das suas limitações, ter garantia de acessibilidade com as várias adaptações na escola.
Confesso que antes de ter acesso a todas as aprendizagens da interdisciplina de Necessidades Especiais não era favorável à inclusão. A inclusão que nos foi mostrada, no entanto, através dos filmes e leituras, esta sim é uma verdadeira inclusão. Sou favorável.

2 comentários:

liliana disse...

Querida Marcia

gosto muito de acompanhar tuas reflexões, e me senti muito feliz em ver esta postagem tua....como é bom saber que nosso trabalho tem repercussão ne?
Como professores sempre temos essa preocupação em formar e também em receber retornos. Não costumo comentar os blogs, por falta de tempo, pois acho eles maravilhosos...mas não pude resistir a deixar aqui um "olá" muito especial para ti e te dizer que fico feliz de ter contribuído contigo.
Liliana

MARCIA MENEZES disse...

Profe Liliana, também me sinto imensamente feliz por ver que estamos sendo acompanhados e incentivadas por você que está sempre nos trazendo tantas contribuições preciosas...Para mim é muito importante, meus agradecimentos...
Abraços