segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aula Presencial de Libras

Conheci na aula presencial a professora de libras, que confirmou a minha crença de que, as pessoas surdas(Todas as pessoas) que possuem uma boa estrutura familiar, incentivo, onde se acreditam na capacidade conseguem desenvolver uma boa autoestima e a autonomia para o convívio, qualificação profissional, luta por seus direitos, enfim, uma vida digna.
Mas sabemos também como foi colocado no texto de estudo da unidade 1, que existem muitos casos, em que as famílias superprotegem os surdos, eles se sentem incompreendidos, com baixa autoestima e assim, não conseguem desenvolver a autonomia.Mas penso que assim é a vida do ser humano, se acreditam ou se acreditamos nas nossas potencialidades, não haverá nenhuma barreira que nos detenha e lutaremos para a conquista de nossos ideais.
É delicado emitir uma opinião com tão pouco convívio ou conhecimento de pessoas surdas mas, penso que são pessoas com potencial é necessário o que falei acima, em relação a aspectos familiares que são a base da nossa vida.
Penso que um dos aspectos fundamentais para interagir com pessoas surdas, acredito seria ter um mínimo de conhecimento ou domínio da linguagem de sinais e da cultura surda.
Em construção......

Um comentário:

Simone disse...

Oi Márica, para complementação dessa postagem sugiro abordares quais são os desafios da educação de surdos, na tua concepção. Abração!!