terça-feira, 13 de maio de 2008

Analisando imagens

Nesta situação apresentada, ao invés das crianças analisarem um texto elas criaram a imagem referente as turmas de nossa escola, ( que foi possível porque é pequena, com turmas pequenas e todos se conhecem), e retirarem das imagens criadas pela turma algumas idéias que pudessem gerar perguntas, até mesmo para montar o painel na ordem solicitada. As possíveis respostas podem ser respondidas observando os desenhos ou pelas suposições dos alunos, dependendo do caso. Após, a montagem do painel criamos juntos um gráfico.

Esse trabalho permite que ao invés de, pensarmos em problemas de uma ou outra operação específica, trabalhemos com questões que as crianças tentam responder por si mesmas. Sendo assim, tratada em forma de desafio envolve e encanta as crianças.

"A escolha da figura pelo professor é uma tarefa que merece cuidado para não induzir demasiadamente o que ele quer que as crianças perguntem ou respondam. 0 ideal é que a figura seja de natureza abrangente, interessante, de modo a propiciar a aparição de diversas idéias. Ela não deve estar relacionada apenas a contagem ou as quatro operações para que problemas não-numéricos (sem conceitos numéricos) também apareçam, pois em nosso cotidiano e na própria matemática também nos deparamos com essas situações."

Nenhum comentário: