Será que os alunos reconhecem a matemática envolvida nas situações citadas no texto?
"Os alunos deveríam construir saberes matemáticos por meio de situações cotidianas que utilizassem localização espacial. Tatiana trabalhou estimativa; operações matemáticas; sistema de medidas; gráficos; geometria; proporção; escala; projeção; e sentido de orientação."
O texto saiu na revista de fevereiro de 2006.Na verdade, não acredito que todos os alunos reconheceríam a matemática envolvida em todas as situações citadas no texto, por exemplo, a questão de espaço, na representação do mapa que aparece no texto: "Como um país tão distante do outro pode aparecer juntinho no mapa?"
Na minha opinião, esse fato se deve ao fato de que, no ensino da matemática não se concebe muito bem a idéia de que a matemática é abrangente, a questões de problemas que não estejam direta e claramente relacionados aos números e as operações. Sendo assim, o trabalho da matemática fica limitado ao número e as operações, limitando, por este fato o seu desenvolvimento.
Em
terça-feira, 13 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário