quarta-feira, 21 de maio de 2008

Espaço e tempo

A intenção do estudo do espaço e do tempo é que “a criança compreenda o que é a vida em sociedade, ou seja, a ação dos grupos sociais no espaço e no tempo”e para que isso aconteça é necessário que o professor propicie atividades que levem as crianças a se situar e refletir sobre aspectos importantes para a compreensão do todo. Um bom exemplo disso, é atividades que possibilitam reconstituir a história de sua própria vida, de sua família, de pessoas que estão próximas, para que a criança perceba que também fazem parte do processo histórico, não apenas os grandes personagens, assim, a criança compreende melhor o presente, as mudanças que já ocorreram no passado e perceber que possível um futuro diferente do presente.
Em relação a isto, posso citar como exemplo, a aprendizagem que tive quando criança na área de estudos Sociais que na época era Educação Moral e Cívica onde eram valorizados os conteúdos destinados a valorização da pátria, as datas comemorativas, da história incontestável e sagrada, os hinos Nacional, Estado,do Município, da bandeira, enfim, que se ensinava desde a primeira série e que conversando com pessoas antigas percebi que tiveram o mesmo tipo de aprendizagens. E hoje, é muito diferente do trabalho que realizamos com nossos alunos ou que realizam com nossos filhos.
Refletindo ainda, sobre os brinquedos e brincadeiras da infância de meus pais, a minha infância percebi que muitas foram comuns e hoje não os brinquedos mas as brincadeiras, ainda fazem parte da infância de muitas crianças, como por exemplo: “o gato e o rato”; “pega-pega”; “esconde-esconde”; “o caçador”; “ovo choco'; “viuvinha”; entre várias outras....
Segundo o texto, “é importante partir do presente, “aqui e agora” e a seguir caminhar em direção ao passado com exemplos concretos, através da caracterização de época, em seu conjunto de elementos destacando os aspectos sociais.”

Segundo Piaget e outros pesquisadores comprovaram através de estudos que antes dos 9-10 anos as crianças não conseguem ligar satisfatóriamente as partes ao todo. Então, é preciso partir das experiências das crianças como a representação da sala de aula ou a representação dos trajetos que as crianças fazem todos os dias, por exemplo, para mais tarde ela chegue a compreender noções complexas sobre o espaço em que ela vive.

É muito interessante perceber que pelos relatos feitos pelos pais ou pessoas mais velhas, e até mesmo pelos próprios alunos, pelos conhecimentos através da televisão ou internet, as crianças vão percebendo ou tendo noção de mudanças. Então, fica para nós professores o desafio de proporcionar diversificadas atividades ou experiências para que os alunos percebam ainda mais as mudanças que acontecem sempre ao longo do tempo e do espaço da própria casa, da escola, do bairro e até mesmo de espaços mais amplos como o município, estado, país e o mundo.

Nenhum comentário: