quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Resposta aos comentários de linguagem

Resposta ao comentário 1:
..." é preciso destacar que a pontualidade na postagem do trabalho é um dos requisitos de avaliação. Quando precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, é só escrever." E sei destes requisitos mas nem sempre é possível realizar a atividade em tempo, estive com meu filho doente duas vezes em menos de duas semanas, vim um dia para o pólo e não havia conexão com a internet e consegui me conectar apenas alguns minutos e neste pouco tempo não consegui realizar atividade, tentei abrir o texto no rooda para observar novamente a atividade e responder ao comentário e não abriu, não estou conseguindo me conectar com o rooda e assim, me preocupo mas irei fazendo o que é possível, buscando entender a temáticas que estão sendo abordadas.
Gostaria de mencionar aqui o fato de que também sei que somos alunos de um curso universitário de uma universidade muito bem conceituada e me sinto uma previlegiada por isso.
Este comentário me levou a pensar nos meus alunos, na necessidade de ter calma, promover atividades de acordo com a realidade e interesses e levar em conta o ritmo de cada um no processo de construção da aprendizagem, que aliás, considero o requisito mais relevante no processo de avaliação.
Penso que precisamos ser responsáveis e pontuais no cumprimento das etapas das atividades,mas não fazer com que isso se torne algo superficial, sem promover realmente aprendizagem nem deixar que isso prejudique a nossa avaliação.
Resposta ao comentário 2:
"No seu último parágrafo, você relata que a exclusão das diferenças individuais e socioculturais possivelmente repercutem na repetência e evasão escolar. A partir disso, proponho uma reflexão: Ao se levar em consideração a alfabetização e o letramento, como poderíamos planejar e desenvolver um projeto pedagógico que trabalhasse a fim de acolher essas diferenças que prejudicam e afastam nossos alunos da escola?"
Penso que para desenvolver um projeto político pedagógico que trabalhasse no sentido de acolher as diferenças que prejudicam e afastam os nossos alunos da escola seria necessário haver mais coerência com a realidade, as vivências do povo de cada região, a valorização maior dos conhecimentos prévios, das diferenças étnicas, dos diferentes ritmos de aprendizagens, estágios de desenvovimento, da construção do conhecimento através de interações significativas, de diálogo onde a família também esteja engajada e valorizada neste processo e perceba a importância da escola, necessário também que a avaliação seja vista como um processo permanente em relação a qualidade da aprendizagem e a necessidade de melhoria da prática do professor, da escola como um todo.

Observação: Respondi aos comentários no portfólio por não conseguir acesso ao rooda e contatos

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia, é importante que avises as tutoras da interdisciplina.
Os emails podem ser obtidos em:
http://peadsapiranga20092.pbworks.com/

Abração!!