segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Algumas considerações sobre o Pólo universitário e o PEAD

No dia quatorze de outubro, tivemos, no Centro de Cultura de Sapiranga, uma aula inaugural sobre os cursos oferecidos na modalidade de ensino à distância no Pólo de nossa cidade. Participaram do evento representante das instituições envolvidas que são a Prefeitura Municipal de Sapiranga, FURG, UFPEL, UFSM e UFRGS. Também se fizeram presentes autoridades políticas, professores, tutores e alunos.
Que grata satisfação conatatar a evolução para a cidade de Sapiranga e região e termos a possibilidade de realizar uma graduação gratuito e ter acesso a um ensino de qualidade, que promove o crescimento pessoal e profissional que tanto sonhamos.
Eu, assim como muitos imigrantes da região vim movida pela expectativa de melhores condições de vida, de trabalho, de qualificação profissional, mas devido ao baixo salário havia fiz vestibular e me matriculei numa universidade privada, mas não consegui me manter.
Assim como eu, também muitas pessoas não tiveram condições de fazer cursos de graduação em universidade particular e por isso ressalto a importância do Pólo de Sapiranga oferecer diversos cursos de forma gratuita.
Sinto muito orgulho de fazer parte do primeiro curso de graduação que será formado pelo pólo de sapiranga e também pela descrição o perfil do aluno de EAD,p que nos caracterizou como autônomos, auto-disciplinados, capazes de buscar aprendizagens significavas e diferenciadas, sujeitos ativos de sua ação de aprendizagem, buscando sempre uma tomada de consciência dessa ação, como afirma Piaget. Isto de acordo com a fala do professor Gerson Luís Milan e Patrícia Alejandra professores da UFRGS.
* "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."

- "Pedagogia do Oprimido". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 78

Um comentário:

Simone disse...

Oi Márcia!!!

Que ótimo estar vivenciando tudo isso na tua formação e ter história para contar...
abração