segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Debatendo teses sobre PA

Quando iniciamos os trabalhos com PA no ano passado, foi muito difícil, totalmente novo, exigiu desde o início o trabalho coletivo, que também é novidade para mim.
Continuando a pensar e trabalhar sobre PA, continuo achando bastante complexo, no entanto, muito produtivo no processo de aprendizagem, pelas interações, diálogo, trocas que possibilita, pela flexibildades em relação a organização dos espaços para o registro das pesquisas que são realizadas em diversas fontes e precisam ser analisadas e selecionadas pelo grupo.
Estou compreendendo melhor algumas questões neste semestre, pois as leituras, a tese e outros elementos deixam mais claro o que é um PA e para que serve, sua importância para a aprendizagem. O PA nos dá possibilidades de trabalharmos de forma interdisciplinar, onde aluno e professor aprendem além das descobertas feitas a partir da questão de investigação, comprovação ou não das certezas, do esclarescimento das dúvidas, as questões relacionadas ao convívio social, a cooperação, o respeito, o desenvolvimento da autonomia e da consciência crítica.
Trabalhar de forma interdisciplinar é promover desafios que desencadeiem aprendizagens diversas.Mas este é um grande desfio precisamos mudar o discurso e a prática...
E, por falar em prática, teremos muitos desfios para trabalhar PA em bnossas escolas dentre eles um dos maiores será tecnológicos, pois muitas escolas não tem laboratório de informática adequado para atender as demandas de alunos existentes. Na escola em que trabalho por exemplo, tem apenas 79 alunos, mas apenas sete computadores, numa sala minúscula e não temos conexão internet.
"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática."
Paulo Freire

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia!!

Certamente será um desafio, mas que, apesar das dificuldades poderá trazer oportunidades para construção de muitas aprendizagens. Abração!!