segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ser professor/professora exercício democrático

Esta citação recebi do professor Crediné pela passagem/comemoração do dia do professor.
Uma das lições que o grande mestre Paulo Freire nos deixa e que continua, pelo exemplo da humidade, da dedicação e do sonho dos professores que temos e que nos mostram que aprendemos através da interação, do diálogo, das vivências com colegas professores,alunos.
Romper com o autoritarismo em nossas escolas é um desafio que precisamos aprender, superar e viver em nossas escola através do processo de gestão democrática.
"O que eu quero, na minha experiência é que o estudante que trabalhe comigo assuma também o papel de meu professor. O estudante com quem trabalho é estudante num momento e professor no outro. Eu sou o seu professor e o seu estudante e nisso não existe nenhuma contradição inconcebível. Quero dizer: é uma ruptura com o autoritarismo, o que eu aconselho e vivo e que não aconselho unicamente…”[Paulo Freire]


"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

Um comentário:

Simone disse...

Oi Márcia!! Bonita postagem. Pensando nesses princípios democráticos que descreves como importantes, como procuras colocá-los em prática no teu trabalho como educadora? Abração