sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Reflexão Sobre a Pedagogia de Projetos

Em Relação a pedagogia de projetos após leituras e discussões da última aula presencial quero ressaltar o seguinte:
Centro de interesse, Tema gerador e projeto de Aprendizagem possuem em comum;
A interdisciplinariedade:
Relação saber escolar com o saber cotidiano;
O aluno precisa se sentir capaz de aprender, estar motivado;
Ocorre através da interação, das trocas, do diálogo, com os colegas, com o professor. O professor precisa estar muito atento para perceber onde o aluno está e intervir nos momentos necessários e promover o processo de ensino aprendizagem até mesmo a partir dos erros de seus alunos.
Trabalhar por projetos é um grande desafio que para os professores, é a concepção do professor a respeito de como ocorre a aprendizagem é vai fazer a diferença no desenvolvimento dos projetos.
É um desafio também para os alunos, pois os leva a pensar, a se posicionar, ouvir e respeitar a opinião dos outros, selecionar informações, entrar em consenso sobre os passos a seguir, sobre o tema.

"Portanto, podemos encontrar uma turma que utilize os Projetos para
tentar favorecer uma construção dos conhecimentos de maneira significativa e
favorecedora dá autonomia na aprendizagem. Mas também podemos encontrar
turmas onde os Projetos sejam simplesmente uma nova organização externa,
um nome novo com o qual se denomina uma atitude profissional rotineiro
diante das relações de ensino e aprendizagem."

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia! Nessa postagem comentas alguns aspectos que consideras comuns a essas metodologias. Seria legal apontares também as diferenças que percebes. Que tal? Fica como dica para uma próxima postagem. Abração!!