quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A BONECA E A BOLA





Hoje, realizando o trabalho sobre a boneca e a bola percebi, algo que ainda, não havia me dado conta. A boneca por exemplo, é o brinquedo preferido pelas meninas(nomalmente os meninos não brincam de bonecas) e o tratamento de carinho, zelo e atenção, refletem as vivências de que são
alvos em suas famílias.
Também, jogar bola é a brincadeira preferida pelos meninos( algumas meninas também gostam, mas existem um certo preconceito em relação a isto, que será superado aos poucos),que se organizados por afinidade ou por serem torcedores de mesmo time de futebol. Mesmo sendo, um esporte praticado mais pelos meninos é uma fonte de diversão e alegria para as meninas que quando não jogam fazem torcida. É um esporte que aproxima e integra as pessoas....
Pensando bem, não existem brincadeiras de menino ou menina, o que existe é preconceito, que temos e devemos repensar e superar, afinal, o que existem são "brincadeiras".


Recebi alguns questionamentos sobre ludicidade e resolvi postar aqui as reflexões feitas a partir delas.

Questão 1)-Você vive ludicamente?
Na verdade, vivo alguns momentos lúdicos, faço brincadeiras, com meus alunos, filhos, familiares, amigos, participo de festas, procuro manter o bom humor, estar de bem com a vida e com as pessoas. Porém, sou uma pessoa muito "tímida", fui educada para ser "muito séria", "falar menos e agir mais", "não brincar em serviço". E, pra mim esta seriedade está associado a responsabilidade. A conclusão é que, quando dou muito espaço para o lúdico me sinto culpada, como se estivesse fazendo algo errado. No entanto, descobri algo muito interessante, "brincar", não nos torna irresponsáveis, e é algo tão importante não apenas para as crianças, mas também para os adultos e faz nos encontrarmos conosco e com os outros despertando em nós ainda mais entusiasmo e alegria de viver.


Questão 2)-Na pespectiva lúdica como podemos entender o jogo?
Através do jogo as habilidades são desenvolvidas no momento no momento que a pessoa está interagindo e recebendo toda a estimulação que este propicia para a construção do conhecimento. estes momentos são muito significativos, pois, promovem total envolvimento da pessoa (criança ou adulto) com o tema ou atividade que está sendo realizada. Sendo momentos significativos, serão para nós marcantes e inesquecíveis.

Qusetão 3)-Como o Lúdico aparece no cotidiano da sua escola?
Na escola, acredito que o ludico apareça de muitas formas: através da contação de histórias, trabalho de músicas, filmes, teatro, passeios, jogos, festas, entre outros que irei descobrindo ao longo do caminho. Na minha opinião, todas estas atividades, serão muito significativas e poderão ou deverão se adequar aos temas de projetos que estarão sendo trabalhados para atender aaos interesses e necessidades dos alunos.


Quetão 4)-O objeto em sua materialidade por si só garante a condição de objeto lúdico?
O objeto por si só não garante a condição de objeto lúdico, pois, é preciso que a criança esteja interagindo com este para que se transforme em objeto lúdico, desafiando-a estimulando a imaginação e promovendo descobertas.
como podemos caracterizar um jogo essencialmente na perspectiva lúdica?

Um comentário:

sheilahahn disse...

Oi, Márcia!
Parabéns, pela postagem dos seus aprendizados sobre Ludicidade...
Um abraço, Sheila