sábado, 20 de outubro de 2007

APRENDENDO A APRENDER

Confesso, que no início deste semestre, estava muito ansiosa e preocupada com tantas atividades das tantas interdisciplinas, porém, com o passar dos dias fui me encontrando, (ainda estou), e ficando mais tranquila, me colocando em dia e tirando proveito de todas as reflexões realizadas. Então, no último sábado, refletindo sobre a última aula presencial que tivemos e sobre a construção do portifólio de aprendizagens no processo de ensino aprendizagem do grupo, percebi que está sendo, um ótimo recurso de aprendizagem, pois, quando estou me questionando sobre o que aprendi após realização de cada atividade, tenho a possibilidade de interagir pela segunda vez com o texto e imagens já trabalhados e isso permite entendê-los melhor e internalizar aspectos importantes. Coloquei a análise feita do tema família, pois, apreciei muito e justifica o comentário que postei sobre minhas preocupações e conquistas no processo de aprendizagem....


Quando não exercitamos nosso corpo e nossa mente, é como se tivessemos atrofiados, sem energia, acomodados. Mas quando a exercitamos enxergamos melhor, temos energia e determinação para produzir, perceber o mundo, as pessoas, enfim, tudo o que nos cerca de maneira positiva, mesmo com dificuldades buscando e encontrando soluções. As minhas aprendizagens não estão acontecendo apenas quando estou a realizar atividades aqui no pólo, mas quando observo meus alunos, meus filhos, meus colegas(no diálogo e troca de idéias), enfim em muitos momentos.
Estou percebendo aspectos até mesmo nas imagens, que não percebia.....
Estou vendo coisas que olhava e não via.....
Como está sendo importante este momento de aprimorar meus conhecimentos! Estou mais sensível, buscando e entendendo melhor as informações, procurando relacionar minhas vivências com estas aprendizagens.

">



OBSERVAÇÕES:
Todas as famílias representam épocas, etnias e poder aquisitivo diferentes. O tema é comum, porém, representado com técnicas diferentes: pintura, modelagem com argila e fotografia.
Representam a família tradicional constituída por pai, mãe e filhos.
Entretanto, na realidade, em nossa sala de aula, encontramos diversos tipos de famílias, onde os filhos vivem, sem o pai, sem a mãe, apenas com os avós, com tios ou outros parentes.

Ao trabalhar o tema “família” em minha sala de aula, procuro apresentar ilustrações de diferentes tipos de famílias, ressaltando sempre que a família ideal é aquela com quem vivemos. Faço também, exposição de fotos das famílias das crianças, trabalho histórias que retratem diferentes tipos de família.
Acredito que precisamos trabalhar de acordo com o contexto em que estamos inseridos,para que possamos ter resultados satisfatórios com nosso trabalho.

Nenhum comentário: