quarta-feira, 17 de outubro de 2007

TEATRO NA EDUCAÇÃO




Realizando as leituras descobri alguns aspectos interessantes sobre o teatro que desconhecia, um deles é o fato de que segundo Winifred Ward, precursor do “teatro criativo”, "o teatro na escola é muito mais que jogo e resultado da livre expressão e deve ser usado com ênfase no
fazer teatral. O comum nas duas abordagens é o uso da improvisação, da
criatividade e da livre-expressão."
m 1954, Peter Slade conclui com base em pesquisa feita com crianças queatrvés, do jogo que a criança apresenta está o estado embrionário do teatro, da música e da arte. Segundo o
autor, o jogo promove uma liberação emocional e o auto-conhecimento."
Então, através do jogo a criança descobre o mundo e a si mesma e neste estágio já está desbrochando para o fazer teatral, o teatro pode ser utilizado como um recurso riquissímo(que é pouco utilizado), na aprendizagem e está relacionado não apenas à interdisciplina de Teatro na Educação mas também, à outras como por exemplo: Artes Visuais, Ludicidade na Educação e literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, pois, envolve expressões de linguagem visual, corporal, oral e criatividade.


“Todas as pessoas são capazes de atuar no palco”.

Antes de realizar os exercícios de teatro com meus alunos eu li o texto sobre a experiência criativa e vou colocar algumas considerações que destaquei e me ajudaram a entender melhor alguns aspectos importantes para se trabalhar teatro na escola. Muito interessante o início do texto, “todas as pessoas são capazes de atuar no palco”. Este foi um ótimo começo e me entusiasmou a ler o texto e realizar esta reflexão.
Relembrei algo sobre a aprendizagem, que é o fato de aprendermos através da experiência e pela interação com o ambiente e o grupo. E também, o autor diz que, na verdade temos o “comportamento talentoso” que é, simplesmente uma maior capacidade individual para experienciar.
Experienciar, por sua vez é: penetrar no ambiente, é envolver-se total e organicamente a ele. Ou seja, envolvimento de nível intelectual, físico e intuitivo. E, ressalta, que o intuitivo é o nel de conhecimento mais importante e é negligenciado. Quando a pessoa trabalha além, do plano intelectual ela está aberta para aprender.
O intuitivo se gera nos momentos de espontâneidade. Espontâneidade é um momento de liberdade pessoal quando estamos frente a frente com a realidade e a vemos, a exploramos e agimos em conformidade com ela. É necessário um caminho para adquirir o conhecimento intuitivo. Ele necessita de um ambiente no qual a experiência se realize, uma pessoa livre para experienciar e uma atividade que faça a espontâneidade acontecer.
Então, precisamos aproveitar as aprendizagens e jogar, brincar e dramatizar com nossos alunos para que as aprendizagens sejam mais lúdicas e tornem-se interessantes e significativas...

Um comentário:

sheilahahn disse...

Oi, Márcia! Que ótimo, postou seus aprendizados e a partir destes quero ressaltar a importância do corpo no processo ensino – aprendizagem, o corpo que me refiro é : “Um corpo vivo / ativo que vai para a escola e “senta” na cadeira de uma sala de aula .” Como psicopedagoga estudei sobre: Alícia Fernández( Psicopedagoga Clínica – Argentina)e para ela: o corpo está relacionado à vida , a uma dimensão maior do que o organismo . “Organismo é um sistema de auto- regulação inscrito , enquanto o corpo é um mediador , um sintetizador de comportamentos eficazes para a apropriação do sujeito . O corpo acumula experiências , automatiza movimentos .”( Fernández , Alícia – 1991). E também para Pierre Weil ( Psicoterapeuta / Psicodramatista ) “O corpo é um centro de informações . É uma linguagem para nós mesmos , linguagem essa que não mente . Nosso corpo “fala” através de nossos gestos e movimentos .” ( Weil , Pierre – 1986)
Então aproveite, utilize muitos jogos, brincadeiras, dramatizações com seus alunos! Um abração, Sheila