Confesso que a partir das praticas de estágio que realizei com esta turma de
quarta serie, aprendi muito com os alunos, com as colegas, a supervisão e ate
mesmo com a direção e coordenação da escola. Muitas vezes esbarramos em
verdades absolutas que precisam ser revisadas, reelaboradas, contextualizadas
para contribuir através do nosso trabalho com a construção de uma educação de
qualidade e que esteja disposta a incluir os alunos com algum déficit ou dificuldade
de aprendizagem. Em relação às dificuldades de aquisição da linguagem escrita de
alguns alunos, penso que em muitos casos são resultado de algumas práticas
adotadas pelo professor na etapa inicial do processo de alfabetização que não levam
a construção de aprendizagens, mas apenas a reprodução do que recebem pronto
do professor, sem precisar refletir ou ate mesmo interagir para a sua realização. É
necessário, recuperar no aluno a capacidade de ler, produzir textos como uma
proposta de escrita significativa, que evidencie a autoria do aluno, a expressão de
seus sentimentos, idéias e angústias frente ao mundo com o qual necessita estar
preparado para conviver. E, felizmente estamos diante desta possibilidade, cabe a
nos professores aproveitarmos ou não, precisamos fazer uma escolha e esta
escolha que nos fará deixar marcas pedagógicas positivas ou negativas na vida dos
alunos com quem trabalhamos.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
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