Em prática o construtivismo vem promovendo uma aprendizagem que
proporciona aos sujeitos mais criticidade, sua disciplina é construída com base na
reflexão e auto-avaliação. Sabemos que o problema da aprendizagem da leitura e
escrita não estão, nem se resolveriam, apenas buscando um ou outro método mais
eficaz. Mas para resolver estes problemas precisamos entender como o nosso aluno
aprende. E neste sentido a teoria construtivista tem muito para nos ensinar e
contribuir conforme relato anteriormente.
Partindo do pressuposto construtivista percebemos a necessidade de buscar
dar sentido ao trabalho que iremos realizar, ser mediadores, promovendo a
construção de aprendizagens, fazendo todas as intervenções possíveis e
necessárias para isto.
Segundo Piaget a principal meta da educação é criar homens que sejam
capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já
fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta
da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não
aceitar tudo que a elas se propõe.
E nos professores também precisamos pensar e definir metas para a
educação, e estas poderão ser para inovar ou apenas repetir o que outras gerações
criaram. Na nossa prática pedagógica, já deixamos clara a nossa escolha, e estas
vão deixar marcas em nossos alunos. A aquisição da leitura é um processo difícil,
mas no momento em que o aluno adquiri esta competência ele passa a ser auto-
confiante, ter autonomia não apenas na escola mas nos vários aspectos de sua vida,
pois passa a compreender melhor tudo o que está acontecendo a sua volta, enfim,
torna-se uma pessoa independente. Esta é uma marca positiva para deixar em
nossos alunos. Vai ser difícil este processo, vai exigir comprometimento de todos,
amor, esperança e dedicação, mas precisamos buscá-la.
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