sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Planejamento, inclusão e respeito à diversidade

Penso que para desenvolver o planejamento de maneira mais eficiente é necessário compreender como ocorre o processo de aprendizagem em cada faixa etária, para que possamos utilizar materiais concretos, lúdicos adequados e também intervir quando necessário. Nós professores não temos o mero papel de transmitir conhecimentos, já que este ocorre por meio de interações dos alunos entre si com o professor, com o meio, o tema/objeto de estudos, através de um processo de construção. Mas nós professores temos o importante papel de mediadores e precisamos estar preparados para promover atividades diversificadas, utilizando materiais lúdicos, as tecnologias da informática, interações significativas para promover a aprendizagem.
Se queremos melhorar a qualidade do nosso trabalho precisamos ter mais consciência, compreender o sistema educacional como um todo, sua construção histórica que vai sendo reelaborada para atender alguns interesses ideológicos. E, a partir deste pressuposto, perceber que as nossas atitudes diante da educação podem contribuir para a exclusão ou para a inclusão de muitos alunos do processo de ensino, pois o nosso trabalho tem poder para transformar esta realidade.
Então, o planejamento nos ajuda a dar intencionalidade, organizar estratégias e avaliar melhor a construção do processo de aprendizagem. E, para não provocarmos a exclusão dos alunos precisamos levar em conta as diferenças na hora de elaborar o planejamento, para que todos os alunos sejam respeitados, valorizados e tenham a possibilidade de desenvolver-se de forma integra. Independente de ter ou não deficiência física, mental, visual ou auditiva a criança tem direito assegurado por lei de estar na escola. E, também os pais não tem opção de mandar ou não os seus filhos para a escola regular, no entanto, pode optar entre mandar ou não seu filho para o atendimento educacional especializado.
Também é importante ressaltar que as crianças com necessidades especiais tem o direito de interação com outras crianças e adultos e também de terem acesso a materiais que facilitem a construção do conhecimento, de aprender dentro das suas limitações, ter garantia de acessibilidade com as várias adaptações na escola.
Antes do trabalho de inclusão tinha uma visão equivocada e não era favorável à educação inclusiva, pois tinha uma ideia de que os alunos de inclusão seriam alvo de criticas e chacotas. Na verdade, precisamos ter respeito às diferenças, aprender respeitar, afinal todos nós somos diferentes e com direitos a ir e vir e exercer cidadania.

http://peadportifolio156733.blogspot.com/2009/09/para-que-planejar.html

http://peadportifolio156733.blogspot.com/2009/09/educacao-de-jovens-e-adultos.html

http://peadportifolio156733.blogspot.com/2009/09/aula-presencial-de-libras.html

http://peadportifolio156733.blogspot.com/2009/09/educacao-e-sua-construcao-historica.html

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