Durante a realização do TCC, pude resgatar aprendizagens significativas acerca da alfabetização e letramento, considerando a importância do professor estar constantemente avaliando os efeitos da sua prática como sugere Yole Trindade. E,partindo de uma perspectiva construtivista, tendo uma nova visão da aprendizagem, entendendo-a como um processo contínuo de desenvolvimento é possível perceber que a leitura, a escrita e a linguagem não se desenvolvem separadamente, mas são inter-dependentes desde a mais tenra idade. Também não é um processo abstrato, mas ocorre em contextos culturais e sociais determinados.Ferreiro e Teberoski nos trazem algumas contribuições acerca desta temática, envolvendo a família, que considero importante relatar.
Segundo Teberoski, por exemplo, em determinadas famílias em que as crianças interagem com materiais e tarefas de leitura e escrita desde cedo e desenvolvem boas aprendizagens convencionais posteriores. No caso da linguagem escrita, a criança escutando a leitura em voz alta percebe a transformação das marcas gráficas em linguagem.
“Dois tipos de conhecimento interativo fazem parte das primeiras experiências com a linguagem escrita por natureza:
Os conhecimentos elaborados a partir da interação da criança com o material escrito e da interação com leitores.
Os conhecimentos transmitidos pelos adultos e assimilados pela criança.”
Teberoski, e Colomer(2003,pág18)
Ambos os conhecimentos parecem ser influenciados pelas condições ambiente e, por isso desenvolvem-se melhor num ambiente alfabetizador, onde há riqueza em materiais escritos e diversas práticas de leitura. Partindo desta perspectiva construtivista, estes dois tipos de conhecimentos se dão antes e durante a escolarização.
Antes da escolarização porque no ambiente familiar já interagem com materiais impressos, bastante frequentes nos centros urbanos e durante a escolarização porque, na escola a criança desenvolve conhecimentos sobre a representação do escrito, ou seja recebe informações sobre as funções, usos, convenções, a estrutura e o significado da escrita e da linguagem escrita.
Tendo em vista a importância da família, concluo que precisamos estabelecer parceria com a família para que as crianças sejam estimuladas e tenham momentos que promovam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita nos âmbitos familiar e escolar.
http://peadportifolio156733.blogspot.com/2009/11/reflexao-sobre-metodos-de-alfabetizacao.html
http://peadportifolio156733.blogspot.com/2009/10/ser-pr_19.html
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