Percebo que durante o curso sempre houve uma grande preocupação em relacionar teoria e prática e em função disto, muitas atividades foram realizadas a partir da nossa realidade em nível de sala de aula, de escola, de sistema educacional como um todo, ou seja, rede municipal e estadual e federal. Segundo Piaget, a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. Se não nos atualizarmos, buscarmos conhecer o contexto histórico em que se constrói as bases da educação, teremos condições de participar, analisar e contribuir de maneira crítica no processo educativo? Penso que não.
Antes de iniciar o curso, eu tinha uma ideia individualista, um ponto de vista, de que o meu compromisso estava restrito à turma que estava sob minha responsabilidade, aliás minhas colegas também. E, a partir das aprendizagens obtidas no decorrer do PEAD comecei a rever conceitos e práticas, tive a possibilidade de ampliar o meu olhar sobre o processo educativo, percebendo que não apenas“eu”, mas todos os professores, funcionários, direção, pais, alunos, enfim toda a comunidade precisamos estar comprometidos com questões pedagógicas, administrativas e até mesmo financeiras da escola. Partindo deste pressuposto nós professores precisamos conhecer as leis que normatizam a educação do nosso município que é a LDB, Compreender como a criança aprende, para podermos contribuir com a melhoria deste processo. Considero fundamental a presença da família na vida escolar dos alunos e isso só é possível numa gestão democrática onde se busca solucionar os problemas e dificuldades relacionadas às questões pedagógicas, administrativas e econômicas através do diálogo, da cooperação e do respeito. E estas interações entre os vários segmentos da comunidade escolar promovem o avanço neste sentido. Acredito na possibilidade de mudanças de postura, de práticas para tornar a escola espaço para promovermos a democracia.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
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