Nós professores estamos tentando compreender, constantemente, por que os
alunos enfrentam tantas dificuldades neste processo de apropriação da leitura e da
escrita. Precisamos criar um vínculo maior com as famílias, para que despertem
para a importância deste processo na vida dos filhos e participem mais da vida
escolar, junto aos professores, buscando uma educação de mais qualidade.
“A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido
está em ser capaz de agir e refletir.” (Freire, 1983:43)
No processo de alfabetização, existe uma preocupação muito grande para que
o aluno domine as técnicas da leitura e da escrita, ou seja, o mais importante é
saber ler e escrever, estar preparado para obter um bom rendimento na escola,
como se ela fosse um mundo a parte. Na realidade, existe, uma cobrança muito
grande em relação a isto, por parte de colegas, pais e pessoas que de alguma
maneira se envolvem neste processo. E desse ponto de vista, deixa-se de trabalhar
alguns aspectos, para que a criança vá fazendo a sua leitura de mundo e impede
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que perceba a importância da leitura e da escrita para a sua vida. Todos perdem
muito com isso. E, nesta perspectiva, Magda Soares, sugere que é preciso ir além,
então, tendo em vista, a necessidade de um conceito que valorizasse e enfatizasse
o uso social da leitura e da escrita surgiu o termo letramento.
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