quarta-feira, 22 de abril de 2009
Réplica da análise do Projeto de Aprendizagem
Que momento importante foi fazer a réplica da análise do Pa, eu e a colega Ivone, lemos as réplicas, debatemos e a partir disso, buscamos fazer uma síntese do que as colegas já haviam colocado e complementando com a nossa análise da mesma. Já estávamos concluindo no pbwiki e como num passe de mágicas tudo sumiu... Isso não foi interessante. No entanto, como já havíamos feito a primeira versão, retomamos desde o início a sua construção e desta vez concluída com sucesso: fizemos no word e apenas copiamos e colamos no pbwiki. Deste trabalho considero que aprender trabalhar em grupo é fundamental para a nossa vida pessoal, o nosso trabalho, o nosso curso, enfim, em todos os aspectos, sabendo valorizar e respeitar o outro, saber que é necessário que cada um faça a sua parte e da melhor maneira possível, saber aceitar a opinião do outro e ser humilde para aprender.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Construindo argumentos
Desde o inicio do curso, percebi que escrever, não é algo relativamente fácil mas que pode aos poucos ir se aprimorando e com o passar dos dias percebi também o quanto já evolui neste processo de escrita e o quanto ainda posso melhorar...Estamos tendo atividades para este aprimoramento desde o início do semestre, mas em especial quero destacar aqui os trabalhos de análise de argumentação que estão sendo realizados pela interdisciplina de filosofia. Estes me fizeram perceber como é possível a partir da entonação da voz ou da verbalização mudar o entendimento discordar ou concordar com algum assunto por exemplo. E, para explicar isto, vou utilizar uma frase que a tutora Celi utilizou para me ajudar a entender melhor isto:
Eu não disse que ele roubou o relógio.
Eu não disse que ele roubou o relógio?
E também, como é importante utilizar argumentos convincentes, para discordar, como fizemos na primeira etapa do fórum que esta em andamento sobre "o dilema do antropólogo francês" ou discordar e mesmo que muitas pessoas condenem certas atitudes se estivermos numa posição de defesa, construiremos argumentos capazes de comprovar que naquele momento era o melhor que ele tinha a fazer.....
Construção
Eu não disse que ele roubou o relógio.
Eu não disse que ele roubou o relógio?
E também, como é importante utilizar argumentos convincentes, para discordar, como fizemos na primeira etapa do fórum que esta em andamento sobre "o dilema do antropólogo francês" ou discordar e mesmo que muitas pessoas condenem certas atitudes se estivermos numa posição de defesa, construiremos argumentos capazes de comprovar que naquele momento era o melhor que ele tinha a fazer.....
Construção
Minhas Expectativas
Estou muito feliz com o início do semestre. Inicio relembrando os semestres anteriores, que estiveram sempre relacionados com questões do nosso dia-a-dia em sala de aula, com os trabalhos na escola, percebendo a importância de se realizar trabalho de equipe, conhecendo melhor a rede municipal, estadual, federal de ensino, a sua estrutura e funcionamento, algo que ao meu ver é fundamental para nós profissionais da educação. Encontrei muitas novidades e mudanças tecnológicas, laboratório novo com novos programas, muitos desafios apresentados pelas interdisciplinas, que também trazem temas muito pertinentes ao momento em que estamos vivendo na educação, como por exemplo, "inclusão que é algo que faz parte da nossa realidade e em alguns momentos nos angustia. Também os temas abordados pela psicologia que nos faz retomar o trabalho sobre ensino e aprendizagem realizadas em outros semestres e nos leva a fazer uma análise a partir de leituras significativas. Ainda, as questões étno-raciais que num primeiro momento nos fizeram resgatar as nossas próprias origens, ao trabalho que está em andamento em filosofia sobre argumentação, enfim, a análise realizada em seminário integrador. São atividades de muita interação com os temas, com colegas,professores, tutores e também muito desafiadoras e acredito que é isso que irá promover uma grande aprendizagem para todo o grupo.
Que todas nós tenhamos muita sucesso no decorrer deste semestre e de todo o curso...
Que todas nós tenhamos muita sucesso no decorrer deste semestre e de todo o curso...
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
REFLEXÃO SOBRE PROJETO DE APRENDIZAGEM
No início, quando recebemos as orientações para elaborar questões relativos a assuntos de nosso interesse estava tudo "tranquilo", até que, na aula presencial nos apresentaram o primeiro desafio: formar grupos, mas não por "afinidade" pessoal, mas por "questões de interesse" então, iniciamos a elaboração do PA, estávamos confusas em relação a esta proposta de trabalho. Mas com as discussões, orientações das tutoras houve uma melhora no entendimento da proposta o que contribuiu muito para a execução do mesmo. Realizar um trabalho de grupo à distância me proporcionou momentos de aprendizagens importantes, pois, não dominava o uso de algumas ferramentas que foram utilizadas para a interação e comunicação do grupo: O próprio pbwik, o MSN, o e-mail, o diário de bordo, os fóruns, o programa para a construção do mapa conceitual e com a ajuda das colegas e tutoras tive a possibilidade de ir em frente, superando este desafio. A colega Fabiana construiu o primeiro mapa conceitual, pois, ela dominava melhor esta ferramenta, mas eu e as demais colegas do grupo estavamos colaborando, dando algumas sugestões. Em outros momentos trocamos e-mails, conversamos sobre a necessidade de redirecionar o trabalho em função do fechamento da Cetrisa.
O tema escolhido pelo grupo, está sendo alvo de muitas preocupações, elaboração de projetos, campanhas de conscientização e é algo que faz parte do nosso cotidiano, da vida de todos nós e por isso foi, é e será sempre muito significativo.
No decorrer do projeto percebi a dificuldade em relação aos trabalho em grupo, que existem não apenas para trabalhos do curso, mas também, no nosso dia-a dia em nossas escolas, por isso, precisamos aprender a participar mais ativamente, manifestar as nossas opiniões, aceitar a opinião dos demais, quando necessário entrar em consenso, visando o melhor para o grupo, para a comunidade enfim, para a sociedade como um todo. Então, as aprendizagens a partir do PA, não servem apenas para esta etapa do curso, mas vai além, precisa fazer parte do nosso dia-a-dia em sala de aula, na escola, pois, precisamos trabalhar coletivamente para construir uma escola verdadeiramente democrática, onde a iniciativa, a participação, ocomprometimento, a interação, e a flexibilidade são aspectos relevantes.
Segundo o texto: projetos de aprendizagem como é? e como se faz? estamos aos poucos tomando consciência de nossos equivocos.\"Pesquisas, em psicologia genética, sobre o desenvolvimento da inteligência e sobre o processo de aprendizagem, evidenciam que pode haver ensino sem haver aprendizagem; que aprendizagem se confunde com desenvolvimento; e desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito, que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se.\"
Em construção
O tema escolhido pelo grupo, está sendo alvo de muitas preocupações, elaboração de projetos, campanhas de conscientização e é algo que faz parte do nosso cotidiano, da vida de todos nós e por isso foi, é e será sempre muito significativo.
No decorrer do projeto percebi a dificuldade em relação aos trabalho em grupo, que existem não apenas para trabalhos do curso, mas também, no nosso dia-a dia em nossas escolas, por isso, precisamos aprender a participar mais ativamente, manifestar as nossas opiniões, aceitar a opinião dos demais, quando necessário entrar em consenso, visando o melhor para o grupo, para a comunidade enfim, para a sociedade como um todo. Então, as aprendizagens a partir do PA, não servem apenas para esta etapa do curso, mas vai além, precisa fazer parte do nosso dia-a-dia em sala de aula, na escola, pois, precisamos trabalhar coletivamente para construir uma escola verdadeiramente democrática, onde a iniciativa, a participação, ocomprometimento, a interação, e a flexibilidade são aspectos relevantes.
Segundo o texto: projetos de aprendizagem como é? e como se faz? estamos aos poucos tomando consciência de nossos equivocos.\"Pesquisas, em psicologia genética, sobre o desenvolvimento da inteligência e sobre o processo de aprendizagem, evidenciam que pode haver ensino sem haver aprendizagem; que aprendizagem se confunde com desenvolvimento; e desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito, que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se.\"
Em construção
terça-feira, 4 de novembro de 2008
PARTICIPAÇÂO NO FÓRUM
Busque, nas suas experiências, ou nas suas expectativas, situações nas quais o trabalho em grupo apresenta contribuições.
Quando recebemos a orientação para elaborar questões relativos a assuntos de nosso interesse, formamos os grupos e iniciamos a elaboração do PA, estava bastante confusa em relação a esta proposta de trabalho. No entanto, após, as várias etapas de construção/elaboração do PA, percebi alguns aspectos importantes no trabalho, por exemplo, a dificuldade de realizar trabalhos em grupo e isso não podería ser justificado por ser à distância, pois, tínhamos ao nosso dispor várias ferramentas que poderiam e em alguns momentos foram utilizados para a interação e comunicação do grupo: O próprio pbwik, o MSN, o e-mail, o diário de bordo. Na verdade, a dificuldade em relação aos trabalho em grupo existe não apenas para trabalhos do curso, mas também, no nosso dia-a dia em nossas escolas, por isso, precisamos aprender a participar mais ativamente, manifestar as nossas opiniões, aceitar a opinião dos demais, quando necessário entrar em consenso, visando o melhor para o grupo, a comunidade. enfim, a sociedade. Outro aspecto importante que percebi a partir das reflexões está relacionado ao trabalho de grupos em sala de aula, que, como a colega Grace comentou: "servem para que um possa ajudar ao outro a aprenderem a compartilhar e trocar idéias"...esta proposta bem orientada em sala de aula com certeza oportunizaria momentos de aprendizagens riquíssimas em qualquer faixa etária(crianças, adolescentes, adultos....)
Quando recebemos a orientação para elaborar questões relativos a assuntos de nosso interesse, formamos os grupos e iniciamos a elaboração do PA, estava bastante confusa em relação a esta proposta de trabalho. No entanto, após, as várias etapas de construção/elaboração do PA, percebi alguns aspectos importantes no trabalho, por exemplo, a dificuldade de realizar trabalhos em grupo e isso não podería ser justificado por ser à distância, pois, tínhamos ao nosso dispor várias ferramentas que poderiam e em alguns momentos foram utilizados para a interação e comunicação do grupo: O próprio pbwik, o MSN, o e-mail, o diário de bordo. Na verdade, a dificuldade em relação aos trabalho em grupo existe não apenas para trabalhos do curso, mas também, no nosso dia-a dia em nossas escolas, por isso, precisamos aprender a participar mais ativamente, manifestar as nossas opiniões, aceitar a opinião dos demais, quando necessário entrar em consenso, visando o melhor para o grupo, a comunidade. enfim, a sociedade. Outro aspecto importante que percebi a partir das reflexões está relacionado ao trabalho de grupos em sala de aula, que, como a colega Grace comentou: "servem para que um possa ajudar ao outro a aprenderem a compartilhar e trocar idéias"...esta proposta bem orientada em sala de aula com certeza oportunizaria momentos de aprendizagens riquíssimas em qualquer faixa etária(crianças, adolescentes, adultos....)
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
AVALIAÇÃO DO PROJETO DE APRENDIZAGEM
Postei o seguinte comentário no fórum de avaliação do PA;
Lendo os comentários, constatei que muitas colegas falam sobre as dificuldades de se trabalhar em grupo à distância. No entanto, concordo com a colega Fabiane, pois, não considero apenas a distância como uma dificuldade/problema e sim a questão interação, envolvimento humano. Encontramos pessoas que logo \"assumem\" a liderança o que é \"importantíssimo\" para coordenar o trabalho, no entanto, creio, que, como liderança, é preciso tomar cuidado para não trabalhar sozinho, mas ser democrático e articular a participação de todos. E, como membros do grupo, precisamos ter o bom senso para contribuir para a construção do projeto, dando sugestões, aceitando opiniões e sugestões dos demais. Para mim, este foi um grande aprendizado, mas acredito que precisamos avançar ainda mais, \"tomar mais iniciativas\", assumindo cada um a responsabilidade perante o grupo.
Lendo os comentários, constatei que muitas colegas falam sobre as dificuldades de se trabalhar em grupo à distância. No entanto, concordo com a colega Fabiane, pois, não considero apenas a distância como uma dificuldade/problema e sim a questão interação, envolvimento humano. Encontramos pessoas que logo \"assumem\" a liderança o que é \"importantíssimo\" para coordenar o trabalho, no entanto, creio, que, como liderança, é preciso tomar cuidado para não trabalhar sozinho, mas ser democrático e articular a participação de todos. E, como membros do grupo, precisamos ter o bom senso para contribuir para a construção do projeto, dando sugestões, aceitando opiniões e sugestões dos demais. Para mim, este foi um grande aprendizado, mas acredito que precisamos avançar ainda mais, \"tomar mais iniciativas\", assumindo cada um a responsabilidade perante o grupo.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NA PRÁTICA
Num comentário sobre uma atividade recebi um questionamento que me fez refletir e entender melhor a importância da teoria na prática e por isso vou colocá-los em evidência no meu portifólio. O comentário/questionamento foi feito pelo tutor Gérson: Citaste no teu comentário que: “...como aparece no PPP, isto acontece apenas em parte pois, esta desatualizado, havendo pouco tempo e espaço para avaliação e reelaboração do mesmo mediante a participação efetiva de toda a comunidade escola.” Pergunto o que a escola está fazendo para modificar isto? Como a comunidade está sendo provocada para as mudanças necessárias?
Coloquei como resposta:
A nível de escola, eu particularmente já comentei sobre a necessidade de nos articularmos para modificar a situação que coloco em relação a reelaboração do PPP contando com a participação dos vários segmentos da escola e minhas colegas concordam. Também a SMECEL está preocupada em resolver esta situação e promoveu curso para os professores para prepará-los melhor para este processo de reelaboração do PPP. No entanto, detectou alguns aspectos do Regimento que não estão em conformidade com a LDB e, por isso, primeiro, se realizarão algumas mudanças no Regimento Escolar Padrão do município que está prevista para este ano, e, em seguida, no decorrere do ano que vem, a atualização do PPP pelas comunidades escolares, tendo em vista que precisamos do regimento para isto. O que estou aprendendo no curso contribuiu para que eu percebesse com mais clareza a importância deste processo de reelaboração do PPP.
Coloquei como resposta:
A nível de escola, eu particularmente já comentei sobre a necessidade de nos articularmos para modificar a situação que coloco em relação a reelaboração do PPP contando com a participação dos vários segmentos da escola e minhas colegas concordam. Também a SMECEL está preocupada em resolver esta situação e promoveu curso para os professores para prepará-los melhor para este processo de reelaboração do PPP. No entanto, detectou alguns aspectos do Regimento que não estão em conformidade com a LDB e, por isso, primeiro, se realizarão algumas mudanças no Regimento Escolar Padrão do município que está prevista para este ano, e, em seguida, no decorrere do ano que vem, a atualização do PPP pelas comunidades escolares, tendo em vista que precisamos do regimento para isto. O que estou aprendendo no curso contribuiu para que eu percebesse com mais clareza a importância deste processo de reelaboração do PPP.
Assinar:
Postagens (Atom)