quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A IMPORTÂNCIA DO PORTIFÓLIO





Relembrando algumas colocações feitas pelos professores do seminário integrador II, resolvi fazer hoje, uma análise sobre a contribuição deste portifólio de aprendizagens neste momento da minha vida. Através do portifólio viajo em alguns momentos a "lugares"pouco conhecidos ou até mesmo desconhecidos e com muito prazer, pois, isto tem me ajudado a entender objetivamente o que estou aprendendo e, ainda, respondendo a alguns questionamentos que já estão fazendo diferença na prática.
É exatamente, o que foi nos relatado pelos professores, quando chegamos para postar algum tema no protifólio, direcionamos um segundo olhar, interagimos um segundo momento com aquela temática e assim, compreendemos melhor, e sempre descobrimos algo a mais.
Para mim, este instrumento de trabalho permite que as aprendizagens sejam mais ricas, prazerosas e significativas.
E, coloquei a figura do mar porque lembrei-me de um trecho de uma música que expressa exatamente o que estou sentindo em relação ao portifólio:
"


COMO UMA ONDA
Lulu Santos / Nelson Motta

Nada do que foi será
De novo, do jeito que já foi um dia.
Tudo passa, tudo sempre passará.
A vida vem em ondas como o mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir,
Nem mentir pra si mesmo
Agora,
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro, sempre.
Como uma onda no mar,
Como uma onda no mar...




A todo momento estão acontecendo mudanças no ambiente de trabalho, na sociedade como um todo, de tal forma que hoje "estudo" e "formação" não são apenas uma etapa da nossa vida mas exigência constante de toda carreira profisional.



EM construção............................

terça-feira, 13 de novembro de 2007

MÚSICA E MÍDIA




Este trabalho me fez refletir pela primeira vez em toda a minha vida sobre os gostos musicais.
Sinceramente, eu procuro selecionar o tipo de música que escuto e mesmo assim, acabo escutando em casa de amigos, festas, às vezes até mesmo em casa muitas músicas que não contribuem em nada, não dizem nada de bom.
O que vai mudar na minha vida pessoal??

Acredito que mesmo nos momentos de diversão ou descontração precisamos ter um olhar mais crítico e buscar ouvir músicas que valorizem as relações humanas, que hoje são tratadas de forma tão "banal" e e até mesmo com um certo "desrespeito" pelos produtores musicais e infelizmente, são aceitos como atitudes ou comportamentos normais pelas pessoas, "ouvintes" e "consumidores".

Em relação ao trabalho da música em sala de aula coloquei um relato que coloquei no fórum.

Após ler o texto: \"porque ouvimos tanta porcaría????\"e lendo comentários das colegas do grupo, concordo com a colega MARIA DE LOURDES MORAES KESSLER disse, realmente precisamos ficar atentos ao tipo de música que nos é oferecido e ainda mais, pelo menos proporcionar momentos de reflexões com nossos alunos acerca das influências da mídia na produção de músicas visando apenas o \"lucro\" das vendas, (que mesmo tendo sucesso de pouco tempo, batem recordes de vendas,),sem levar em conta a influência da música através de suas mensagens boas ou não. Sabemos da influência dos gostos da família na vida das crianças, que desde a infância já são alvo de músicas: impróprias ou vulgares e sem nenhum elemento positivo a acrescentar as suas vidas ou para nossas vidas. Isso é lamentável. E precisamos fazer a nossa parte para que este problema seja pelo menos minimizado....Então gostaría de deixar um questionamento: >>QUE MÚSICAS PODERÍAM CONTRIBUIR, TRAZER ALGO POSITIVO PARA AS NOSSAS VIDAS E DE NOSSOS ALUNOS????

Ao meu ver esta questão de aceitar tudo o que nos é "oferecido" de modo geral em relação a cultura: música, literatura, produções cinematográficas, teatrais, sem refletir ou analisar, deve ser repensada, especialmente, por nós professores que temos interesse em contribuir para uma sociedade mais justa onde todos tenham consciência crítica e participem ativamente. Considero esta reflexão e analise importante e no meu ponto de vista interdisciplinar.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

BIENAL



href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWzl_Dcub6Wcf0lkBz56ypEpEQJN0HLMPjn24aDGuWYtuLZ20y1I3ztqqsenUuXJyZaNnia62fUNSBQRJ8nC-WfrBhVl_FYOJ7G4ExPms-X9qosarV9HuX4IBj_5wUcXGNbxcDItPMz3TX/s1600-h/gerais+setembro+360.jpg">



O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
(Fernando Pessoa).

Visitar a Bienal plea primeira vez foi: interessante. O mediador iniciou pelo núcleo 1- que num primeiro momento me deixou inquieta, decepcionada, pois, tinha uma expectativa muito diferente do que encontrei, imaginava, que na Bienal eu tería a oportunidade de ver obras de artes famosas, lindas, enfim, me deparei com uma obra de Adolfo Couve, outra do artísta Pablo, que ao meu ver eram sombrias, abstratas e em resposta, uma obra de uma artísta brasileira que é muito mais colorida e cheia de vida, que segundo, o mediador, tería sido influenciado pela sua experiência ou vivência na Amazônia. Mas refletindo sobre a proposta desta conversa pude perceber que para ler e se apropriar de uma obra de arte é preciso ir além do óbvio, usar a imaginação, pois, a beleza da arte está no simples, é a arte pela arte. E, dependendo da época pode retratar; a simplicidade, sentimentos, a realidade, a criatividade, revolta, a evolução técnológica. Então, entendi um aspecto importante em relação as obras de arte, pois, para mim, tudo devería ser perfeito e bonito, no entanto, não se faz obras de arte pela sua estética, mas para contribuir e construir reflexões e questionamentos a cerca dos vários aspectos a que me referi anteriormente.
Fiquei encantada com o núcleo 2, em especial, com a obra da artísta Magdalena Atria, chamada: "uma vez, cada vez, todas as vezes, que foi feita com massa de modelar, pois, o colorido da obra, na minha opinião a encheu de vida e como numa brincadeira me fez imaginar vários aspectos do mundo infantil, como por exemplo, a alegria das crianças ao realizar um trabalho de artes com massa de modelar...

Qual é a minha fonte de inspiração para trabalhar arte com meus alunos??
Concluo, então, que arte não é algo distante pois, é reflexão sobre a própria vida, e por isso, precisamos aproximá-la de nossos alunos para que encontrem significado e despertem o interesse e o gosto por ela. Mas para isso, nós professores"deveríamos" apreciar mais, especialmente, os recursos das leituras de imagens oportunizados pelas artes visuais e que oferecem elementos ricos para reflexões. Ainda,oprotunizar visitas à feiras, museus de arte, cinema, peças de teatro,enfim, atividades mais ludicas e interessantes e que podem ser trabalhadas de forma integrada, utilizando as várias formas de expressões que certamente enriqueceríam as aprendizagens, experiências de nos alunos e os levaríam a ser mais críticos e atuantes na sociedade. >Acredito que para nós professores "contagiarmos" nossos alunos, em primeiro lugar, devemos ter conhecimento e,em segundo lugar aprender a gostar daquilo que estamos fazendo.
Em contrução........................

terça-feira, 30 de outubro de 2007

ENCANTOS PARA SEMPRE


4. A partir da sua experiência docente, aponte como tem sido para você trabalhar com os contos de fadas na sala de aula?

Trabalhar contos de fadas é muito gratificante, pois, encanta, diverte e desperta o interesse das crianças nos vários momentos e atividades realizadas. É um universo muito rico de emoções e sensações, tem muito a ver com os anseios, desejos e medos do ser humano(como diz a autora), por isso, em vários momentos ou situações da vida das crianças, ajuda a acalmá-las, reinterar a confiança de que tudo vai ser resolvido, e, no final, vai ficar tudo bem, é serão felizes.

Concordo com a autora, quando afirma, que:

“os contos de fada continuam a ter muito o que dizer a cada geração, porque falam de verdades profundas, inerentes ao ser humano”.

CONFIANÇA




Depois que eu comecei o curso de pedagogia diminui os "eu acho" e estou muito mais confiante em relação as minhas idéias, meus atos, a minha postura como profissional, colega, como estudante, como amiga, mãe,enfim, como pessoa. A minha visão se ampliou consideravelmente,estou ouvindo, observando e entendendo melhor as pessoas e o mundo e isso desperta a cada momento necessidade de mais interação.
Me faz querer aprender mais e crescer diariamente como ser humano.
Sentir que no momento eu tenho tudo o que preciso para ser feliz.
Preceber que eu me importo com todas as pessoas que estão ao meu redor, conhecidas ou não, amigas ou não. Dou o melhor de mim em tudo o que eu faço em casa, na escola, na faculdade e sei tenho muito a aprender e a melhorar, esse processo será por toda a vida.
Estou mais consciente da fé que tenho em Deus e de que nada acontece por acaso, e por isso busco aproveitar as oportunidades e bençãos que nos tem concedido.
Eu sou um ser humano, as vezes choro,pois, nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos, as vezesdou gargalhadas de felicidade, muitas vezes falho na tentativa de apenas acertar, mas o mundo continua a "girar", não para com as nossas pequenas tragédias, e graças a Deus continuamos a nossa caminhada, com confiança, persistência e entusiasmo.
Posso concluir que, a todo momento estão acontecendo mudanças no ambiente de trabalho, na sociedade como um todo, de tal forma que hoje "estudo" e "formação" não são apenas uma etapa da nossa vida mas exigência constante de toda carreira profisional.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

MEUS SONHOS




Sonhar, sonhar e sonhar.......

Passei no fórum para dar uma olhadinha e gostei muito do que a colega janete comentou sobre parar e fazer uma “avaliação” dos sonhos que já conseguimos tornar realidade. E, refletindo sobre isso, cheguei a conclusão de que já realizei muitos..E também, com certa tristeza já senti na pele ter parte de meus sonhos virarem cinzas no decorrrer desta caminhada.....Mas a vida continua e não sei o que sería de mim se não fossem meus sonhos....
Vou aproveitar uma citação feita pela colega Maria de Lourdes na sua participação no fórum que é a seguinte:"É impossível existir sem sonhos". (Paulo Freire,2001.p35).
Agora, eu vou falar de meus sonhos a partir de algumas músicas:
Viver e não ter a vergonha de ser feliz,
cantar, cantar e cantar...
a beleza de ser um eterno aprendiz...
Oh! meu Deus eu sei....
que a vida devería ser bem melhor e será.
Mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita...”
Tudo o que se sonha com amor se pode conseguir....
A vida é assim.....
E a gente vive muito mais feliz.”
Muitos sonhos já estão se realizando.
Eu sou uma pessoa feliz, mas desejo mais felicidade ainda, para todos.. Quero contribuir com a felicidade das pessoas que cruzarem o meu caminho, especialmente, meus filhos, alunos, ajudando-os a acreditarem em seus sonhos e trilharem o caminho na busca pela sua realização.
Aprender sempre em todos os momentos e situações da vida. Também, ser aluna da Ufrgs é a realização de um grande sonho, pois, é através deste curso que realizarei muitos outros sonhos de minha vida. (Estou falando de reconstruir tudo o que virou cinzas a algum tempo e muito mais através do meu trabalho). E, assim, iremos pela vida afora Sonhando, experimentando e aprendendo muitooooooo, com certeza.
Gostei muito de um comentário feito no fórum dos sonhos e pela sua importância o coloquei neste portifólio:
Concordo, com o que a colega STELA MARIS coloca a respeito da necessidade de ouvir as crianças e fazê-las sentirem-se capazes de realizá-los e que para isso, precisam ter muita força de vontade e persistencia, Em relação a isto, gostaría de fazer referência a um a reflexão feita a cerca dos contos de fadas, que em sua maioria passa a idéia de afirmação individual, de alguém que começa fraco e indefeso, como uma criança que depende totalmente da ajuda dos adultos e vai aos poucos superando os obstáculos que encontra no caminho, revelando sua astúcia,sua bondade, suas qualidades morais positivas até ser considerado apto para exercer o papel de alguém maduro na sociedade: constituir sua própria família, casando e sendo “feliz para sempre.”Se é possível a realização dos sonhos dos personagens de contos de fadas é possível também para as crianças e para todos nós. Acredito que os seres humanos precisam nutrir a criança que mesmo depois de adultos vive dentro de cada um e faz sonhar, pois, inicialmente, sonhamos com algo que está apenas em nosso pensamento ou imaginação para em seguida trabalhar para sua realização...
Libertemos nossas crianças, sonhadoras e lutemos com muita coragem para realizar os nossos sonhos...

sábado, 20 de outubro de 2007

DIFICULDADES


Apesar de, estar me empenhando muito na realização das atividades, vindo ao pólo diariamente, estou um pouco atrasada em relação à postagem de algumas atividades, e, este fato está me deixando inquieta, preocupada,por isso decidi deixar alguns "afazeres"domésticos para mais tarde e comecei vi ao pólo até mesmo ao sábado. Isso a partir de hoje, afinal, existem coisas que apenas nós podemos fazer por nós mesmas e mais niguém. Gostaria de ter computador e internet em casa, mas enquanto não é possível, farei o melhor que puder. Isso é apenas um registro, prometo não ficar procurando desculpas por não estar postando as atividades em dia.
Quero também ser mais clara em relação as minhas produções, para que todos me entendam, inclusive eu....


Outra: Para realizar a atividade de teatro tive a idéia de apresentar a síntese do texto em slides, porém, concluindo descobri que não era possível colocá-lo no arquivo do inventário criativo, pois, o slide é outro tipo de arquivo...Ai, Ai, Ai....Então, com a orientação da tutora Sheila transformei-o em imagens estaticas no programa de edição de imagem gimp. Muito bem, não foi o que eu havia pensado em fazer e me deixou um pouco frustrada, porém, tive um momento interessante de interação com as tecnologias, com o texto e as imagens também. Valeu pela intenção e também pela aprendizagem.....

Não tenho certeza se o que vou relatar a seguir tem a ver com "dificuldades" ou "aprendizagens", mas penso ser importante: Eu estava pensando, talvés até frustrada, pois, algumas coisas não sairam como eu havia planejado em relação ao inventário criativo ou mais em relação as aprendizagens a cerca de teatro na educação, Então, me deparei com este fórum, tenho muitas questões me inquietando e já que comecei vou terminar, vou falar, não são reclamações, mas um desabafo: eu sou até hoje muito inibida para falar, me apresentar em público e às vezes até para expressar meus sentimentos em relação as pessoas, inclusive, colegas familiares e amigos e, por isso tenho travado uma luta comigo mesma e permitido falar mais, brincar mais, rir mais para superar esta dificuldade. Vou me acalmar, pensando que esta tudo bem e isso será aos poucos. Afinal, o público não está presente para nos julgar, ou nos chamar de metidos, ou exibidos, mas para interagir conosco. Não é verdade???? Mas outra coisa ainda incomoda, aprendemos na teoria aspectos que considero importantíssimos sobre teatro na educação e na prática, penso que aprenderemos a dramatizar, jogar, enfim, fazer teatro experimentando...Quero trabalhar de maneira mais lúdica com meus alunos, para que sintam-se livres e confiantes ao se expressarem em público, pela vida afora.....;)